Pianola é um piano equipado com dispositivo para executar automaticamente a música, por meio de pedais e alavancas manuais. O mecanismo original, patenteado em 1897 pelo engenheiro americano Edwin S. Votey, era instalado diante do teclado e consistia num rolo de papel perfurado com a notação da peça que se pretendia executar, acionado pelos pedais. Cada perfuração abaixava uma tecla e impulsionava o respectivo martelo, o que substituía a ação dos dedos. Mais tarde o mecanismo foi incorporado ao instrumento, que passou a possibilitar uma considerável variação de dinâmica e andamento.
Entre outras obras, a pianola inspirou o Estudo para pianola, de Stravinski, em 1917, e a Toccata de Hindemith, composta em 1926. Para esse insólito instrumento de teclado, os músicos escreviam peças sem cuidado com as limitações impostas pelo tamanho da mão do executante.
Também conhecida como piano mecânico, a pianola ganhou vasta popularidade por volta da primeira guerra mundial. Algumas companhias fabricavam rolos que reproduziam com bastante exatidão as interpretações de músicos famosos, como Cortot e Debussy. Apesar do sucesso que fez no início do século XX, a pianola caiu em desuso logo a seguir.
Na década de 1990 passaram a ser produzidos pianos mecânicos que, utilizando dados armazenados num disquete de computador, são capazes de gravar e reproduzir com fidelidade uma execução real.
Desconhecido, provavelmente piano Viena C1835, girafa. O piano girafa foi inventado em Viena, e apareceu pela primeira vez em torno de 1798. Este instrumento poderia ter sido feito por Schlimbach, Seuffert, Ehrlich ou, eventualmente, Wachtl, todos os interessados expoentes do piano girafa. Os vienenses enforcamento (ou pendurados em alemão) ação é desenvolvida a partir da ação básica de Viena, mas com os martelos suspensos abaixo do nível das chaves, que lhe permita responder a um toque muito leve. Este instrumento pertenceu ao Dr. Helmholtz, o eminente físico e fisiologista.
Leopold Sauer, Praga c1805, piano pirâmide. Criada em Praga por Leopold Sauer, este piano pirâmide é bem típico do gênero, embora seja um tanto incomum para encontrar um relógio montado no tratamento de casos superior. Este instrumento representa um renascimento em forma de pirâmide, que se originou com Christian Ernst Friederici fabricantes de piano e seu companheiro na primeira metade do século 18, e que desapareceu por volta de 1760. O piano usa um 'enforcamento acção Alemão', o que torna relativamente leves ao toque, embora este instrumento já não está em condições jogáveis. Sauer principalmente feito apenas pirâmide e eretas pianos e este é um dos poucos de seus instrumentos para ter sobrevivido.